Catalisando essências para transformar indivíduos e organizações

Um olhar integrado sobre o ser humano

Abordagens do Método Fernanda Jordão

O Método de desenvolvimento humano e profissional Fernanda Jordão é moldado para atingir objetivos que realmente causem transformações no ambiente corporativo, e não apenas teorias que não se sustentam à prática e ao dia a dia da empresa.

Essas são as principais abordagens que compõem o meu método de desenvolvimento e atuação, seja em organizações seja no indivíduo. 

Todas elas, atualmente são partes integrantes de mim, eu as pratico diariamente e estão em constante evolução em mim mesma. 

 

Ao me contratar para atuar em sua organização estarei levando comigo toda essa bagagem que se iniciou em Janeiro de 2012 e não tem fim, pois aprender é algo constante, na minha visão, enquanto você estiver respirando é momento para aprender e se aprimorar, se tornando um melhor Ser Humano e desta forma apoiando e auxiliando o desenvolvimento no seu entorno e sempre de mão dada com a Humildade. 

Eu acrescentei todas essas abordagens no meu vocabulário “tecnês” da Tecnologia, pois minha formação acadêmica é em Processamento de Dados – FATEC SP e atuei nos últimos 30 anos na área de desenvolvimento de sistemas de TI  e muitas pessoas costumam me dizer que são áreas opostas e eu sempre respondo o contrário…. 

Se você quer construir um sistema bem construído, útil, com serviço que atenda seu cliente, seu público alvo, você precisa ser uma pessoa que sabe ouvir generativamente, que sabe colocar suas ideias num grupo de forma colaborativa, que sabe unir novas opiniões e, sim criar uma nova solução, muitas vezes melhor que a sua original. Enfim, é tendo o melhor Ser Humano com seus centros integrados (pensar, sentir e querer) para ter a ação mais assertiva com resultado de alta performance, baixa rotatividade, com qualidade com o mínimo de erros e claro, sem retrabalhos e investimento justo, nem mais, nem menos. 

Desenvolver sistemas e projetos de tecnologia é sobre pessoas, é sobre se relacionar, é sobre saber ouvir generativamente e saber falar. Ter o tempo de pensar com qualidade, permitir que uma onda de pensamentos venha e depois na sua pausa, passar a palavra para o seu colega e, sim construir a melhor solução para o TODO, para uma empresa, para um ecossistema, para um indivíduo.

E o desenvolver sistemas não se trata de construir algo que o desenvolvedor acha que é o melhor e sim, usar toda a capacidade do desenvolvedor, da infra, de segurança, do analista de sistemas, do analista de testes, do usuário final, do “cara” que realmente conhece o negócio e como você acredita que isso é possível? Sim.. só é possível através de relações humanas de qualidade, num ambiente seguro, saudável, onde TODOS cuidam desse lugar com amor, alegria, fraternidade e união. E nesse espaço, é onde a inovação surge, a criatividade emerge e as igualdades surgem a partir das diferenças de cada um como seres únicos que somos. 

Se você quer começar a construir um serviço com essa qualidade você precisa me contratar e juntos vamos começar a criar esse ambiente e TODOS os técnicos e TODOS os usuários vão conseguir conversar e se relacionar verdadeiramente. Esse é um dos princípios primordiais do Ágil.. pelo menos na minha perspectiva. Vamos juntos??

Saiba mais sobre essas abordagens

Os passos envolvido podem variar de acordo com a necessidade da empresa, mas geralmente incluem:

O método de desenvolvimento humano e profissional Fernanda Jordão é moldado para atingir objetivos que realmente causem transformações no ambiente corporativo, e não apenas teorias que não se sustentam à prática e ao dia a dia da empresa.

SEU PLANEJAMENTO CUSTOMIZADO

Transforme sua empresa, desenvolva todo potencial da sua equipe e alcance resultados extraordinários!

Desenvolvi abordagens, reuni metodologias e ferramentas realmente eficazes para a transformação de empresas e pessoas que funcionam na realidade dos dias de hoje. Todos os serviços são customizáveis e flexíveis, focados inteiramente nas suas necessidades reais.

O APG (Advanced Management Program) da Amana-Key e Oscar Motomura é uma excelente solução para empresas que buscam aprimorar sua gestão. 

Amana-Key é uma consultoria de excelência em gestão empresarial, fundada por Marcos Hashimoto e Vicente Falconi, enquanto Oscar Motomura é um renomado especialista em gestão e estratégia empresarial. 

O programa combina teoria e prática, e é voltado para executivos e líderes empresariais que buscam desenvolver habilidades gerenciais avançadas. Com enfoque em liderança, estratégia, inovação e visão sistêmica, o APG é uma excelente opção para empresas que desejam se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.

O Oscar sempre cria novos programas e seus cursos estão sempre atualizados com temas do dia a dia com o objetivo de resolver soluções impossíveis. Em maio de 2023 Oscar criou uma rede de apegeanos (título dado a quem já fez pelo menos um APG), o apelido escolhido para esse grupo foi “Clube Amana” e já está acontecendo, semanalmente recebemos estímulos do Oscar Motumura, seja em textos, vídeos, áudios e sempre com um tema por semana.

A Teoria U é uma abordagem inovadora para a resolução de problemas complexos e a criação de mudanças profundas e sustentáveis em organizações e na sociedade em geral. Desenvolvida por Otto Scharmer, da Escola de Negócios do MIT, a Teoria U é baseada em anos de pesquisa e prática em liderança, inovação e transformação.

Otto Scharmer organizou a Teoria U e fundou o Presencing Institute. É um pesquisador na linha da pesquisa ação, que cocria inovações nas áreas de aprendizagem e liderança junto ao MIT, ulab e Presencing Institute por meio de projetos de inovação com organizações empresariais, governamentais e da sociedade civil ao redor do mundo.

A abordagem da Teoria U se concentra em ajudar os indivíduos e as organizações a acessar um nível mais profundo de consciência e compreensão para desbloquear o potencial criativo e transformador que reside em cada um de nós. A Teoria U oferece uma estrutura para o aprendizado de como co-criar o futuro desejado, em vez de simplesmente reagir ao passado.

Arawana Hayashi criou e atualmente desenvolve o Teatro da Presença Social junto ao Presencing Institute, trazendo toda sua experiência no campo das artes, da meditação e da justiça social para criar o sentido de ‘presença social’, que torna visível a realidade atual e as possibilidades do futuro emergente. Arawana é Acharya (professora sênior) na tradição Shambhala.

O Teatro da Presença Social é uma forma de arte emergente que explora o potencial criativo da Teoria U e da presença, encarnando fisicamente a jornada do U.  Baseado nas artes e nas tradições contemplativas, o Teatro da Presença Social é um dos métodos mais importantes e efetivos que já foram desenvolvidos pelo Presencing Institute.  Trata-se de uma tecnologia social inovadora que possibilita que grupos, organizações e sistemas movam-se em direção a uma situação mais saudável. Não se trata de um teatro no sentido convencional. A palavra teatro vem do grego ‘thea’ que significa ‘o ato de ver’. 

No sentido original, teatro pode ser definido como um ‘lugar para tornar público ou divulgar ações e eventos significativos’ de uma comunidade. Assim, o Teatro da Presença Social emerge a partir da comunidade permitindo que esta se perceba como coletividade e proclame o seu futuro emergente. Ele utiliza posturas corporais e movimentos simples para dissolver conceitos limitantes, para comunicar diretamente, para acessar a intuição e tornar visível a realidade atual e os estados mais profundos em um sistema, frequentemente invisíveis, e também os pontos de alavancagem para criar mudanças profundas.

O Teatro da Presença Social pode ser praticado por indivíduos, grupos, organizações e sistemas sociais mais amplos e traz para os trabalhos de mudança social, organizacional e individual um aprendizado vivencial, baseado no corpo. Rapidamente ele gera informação sobre padrões e relacionamentos que estão ‘travados’ em um sistema e oferece meios para sentir e prototipar futuros emergentes que promovam o bem-estar de todas as partes interessadas.

“A qualidade de tudo que fazemos depende da qualidade do pensamento que antecede a ação”.

“A qualidade dos nossos pensamentos depende da forma que nos tratamos enquanto estamos pensando”.

Observações de Nancy Kline, criadora do Thinking Environment. 

Em suas observações, Nancy percebeu que esse comportamento é gerado a partir de 10 componentes (Atenção, Igualdade, Leveza, Apreciação, Encorajamento, Sentimentos, Informação, Diferença, Perguntas Incisiva e Lugar) e desta forma permite que o pensamento seja o mais independente possível. 

A presença deste modo de ser, faz com que as pessoas pensem de forma independente com imaginação, coragem e graça. 

O TE traz uma abordagem baseada na Filosofia Positiva e a Nancy sonha em vivermos num mundo onde todos SÃO Thinking Environment. 

O TE traz aplicações simples e fáceis de serem implantadas e utilizadas, seja no mundo corporativo ou no dia a dia, melhorando drasticamente a comunicação entre seres humanos e criando um ambiente favorável para pensar, permitindo que a criação surja e desta forma a inovação passe a ser algo bem frequente.

A Teoria Integral, desenvolvida por Ken Wilber, é uma abordagem integrativa que agrega diversas disciplinas e métodos de compreensão da realidade, possibilitando uma visão mais completa e holística de mundo. 

Com a aplicação da Teoria Integral, as empresas podem acessar diferentes perspectivas e soluções para os desafios que enfrentam, desde a gestão de pessoas até a tomada de decisões estratégicas. 

E ao conhecer o modelo elaborado por Ken Wilber, é possível que cada pessoa consiga interagir melhor com outras pessoas e públicos a partir da visão de mundo de cada um e não apenas querendo “impor” a sua visão de mundo.

Atualmente Ken Wilber ao falar sobre sua própria abordagem Integral tem utilizado mais o contexto dos UP’s (grow-up, open-up, wake-up, clean-up e show-up) ao contexto dos 5 componentes (Níveis ou estágios, Tipos, Linhas de desenvolvimento, Estados e Quadrantes).

A palavra Antroposofia vem do grego e quer dizer “conhecimento do ser humano”. Foi fundada em Munique (Alemanha) em 1912 por Rudolf Steiner. É um método de conhecimento da natureza, do ser humano e do universo, que amplia a visão do método científico convencional.

Tudo começa pelo autoconhecimento, e a antroposofia  é uma abordagem que valoriza essa premissa fundamental.

Ela permite uma compreensão mais profunda dos seres humanos e da dinâmica empresarial. Através de uma visão holística que combina conhecimentos científicos e espirituais, a Antroposofia busca compreender o indivíduo em sua totalidade, incluindo seus aspectos físicos, mentais, emocionais e espirituais.

É a ciência da espiritualidade.

Foi pelo Instituto e seguindo o sistema ISOR®, através dos ensinamentos de Marcos Wunderlich que me tornei mentora e coach. Esse conjunto instrumental tem uma base espiritualizada e olha o cliente de forma holística totalmente integrada.

Um pouco sobre o sistema ISOR®. Ele é um conjunto instrumental de caráter científico pedagógico exclusivo do Instituto Holos, testado e aprovado por milhares de participantes.

Voltado para o desenvolvimento integrado de Pessoas e suas Organizações, o Sistema ISOR® tem como base o pensamento sistêmico, fundamentos da administração, das ciências e da milenar sabedoria humana. A metodologia proposta por esta exclusiva ferramenta do Instituto Holos utiliza referenciais gráficos (holográficos) para gerar o autodesenvolvimento e a ampliação da Mentalidade e Visão.

A respiração de renascimento é uma abordagem terapêutica “descoberta” por Leonard Or, direcionado por Babaji (verdade, simplicidade e amor), através dela, é possível conectar com memórias e ressignificá-las. O processo é feito “apenas” através de respiração, é possível experienciar a respiração na água, na terra e também com auxílio do elemento fogo, lembrando que o essencial é “apenas” a respiração circular.

Através de uma “simples” respiração é possível ressignificar vários registros de memórias em seus corpos.

Fiz minha formação de renascedora com Tom Cau em Joinville.

Terapia da Alma por Avihay Abohav, é um conjunto de ensinamentos e práticas que levam ao caminho do despertar da consciência humana.

Avihay também segue os direcionamentos de Babaji (verdade, simplicidade e amor).

Avihay desenvolveu o curso da Terapia Da Alma (TDA) como um conjunto de ferramentas baseadas em ciência e consciência, usando apenas intenção (coração), atenção (mente) e respiração (corpo), para encaminhar o despertar na vida das pessoas com o propósito de viver desde um coração transparente e luminoso.

Ao se tornar terapeuta da alma, você além de se autoconhecer, e autodesenvolver com todas as ferramentas, através de pesquisas em si mesmo e “limpezas” de traumas, você também se torna apto a conduzir e ajudar a ressignificar as estórias de vida de seus clientes.

A maioria das ferramentas envolvem diferentes técnicas de respirações permitindo a conexão a memórias registradas em seu corpo e ressignificando-as. A respiração de renascimento também é uma das ferramentas do TDA. E também outras práticas, inclusive de meditações e pesquisas em estórias de vida, comportamentos repetitivos na família, observação sobre sua relação com dinheiro, alimentação e sexo entre outros pontos.

Foi com Avihay que tive o meu maior aprofundamento em ferramentas para auxiliar a mim mesma e meus clientes em processos de autocura.

Os ensinamentos do Reiki alegam que este é inesgotável e pode ser usado para produzir um efeito de cura. Os praticantes alegam que qualquer pessoa pode aceder a esta energia por intermédio de um processo de sintonização realizado por um mestre de Reiki.

O Reiki é descrito pelos seus seguidores como uma terapia holística que traz não só cura espiritual, mas também física, mental e emocional. A crença é que a energia flui através das mãos do emissor para qualquer local que sejam colocadas.

Para além desta noção acredita-se que esta energia é “inteligente”, o que significa que o Reiki sabe para onde deve dirigir-se para efetuar a cura, mesmo que as mãos não estejam colocadas no local exato.

Meus ensinamentos e sintonizações são através da Fundação Harmonia, e meus cursos ocorreram na Escola Alpha Cruz, em São Paulo. Atualmente estou sintonizada no Reiki III, já sendo apta inclusive a fazer cirurgias espirituais.

A Fitoenergética é um sistema natural de equilíbrio e elevação da consciência que, através da energia das plantas (Fitoenergia), ajuda os seres vivos no equilíbrio das emoções e pensamentos, equilibrando os chakras (centros de energia no corpo) e possibilitando curas físicas.

Bruno Gimenes foi quem criou a técnica e catalogou as plantas, através da observação de seus efeitos energéticos, e pode ser aplicado no ser humano, animais, plantas e ambientes.

As aulas são ministradas pelo Bruno e também pela Patrícia Cândido.

Essa minha formação está em curso, fase final, já sou apta a montar compostos sejam com as plantas físicas ou florais. Além de um aprofundamento no estudo das plantas, também aprendemos sobre radiestesia e cuidados para nos protegermos de energias não muito boas, inclusive benzimentos.

Os óleos essenciais são substâncias sintetizadas, armazenadas e liberadas pelas plantas. Sendo completamente de origem vegetal, eles proporcionam benefícios para a saúde e bem-estar físico e emocional por meio da aromaterapia, usos tópicos. Eles podem acalmar, estimular, conservar alimentos, cicatrizar, desinfetar e até atuar como inseticida, fungicida, bactericida, repelente e agente de limpeza natural.

Importante conhecer e saber quais são as propriedades fitoterápicas das plantas em questão e observar a necessidade do cliente para melhor adequar o tratamento.

Óleos essenciais também são muito usados em conjunto com óleos carreadores (óleos vegetais) para massagens relaxantes e também para tratamentos pontuais como dores locais, irritação de pele, entre outros.

Sou estudiosa de plantas no geral, seja nas suas propriedades fitoterápicas ou fitoenergéticas e atualmente também sou Consultora doTERRA. E estou apta a auxiliar meus clientes na melhora de seu bem-estar.

A fundamentação do aconselhamento biográfico encontra-se na obra de Rudolf Steiner, fundador da Antroposofia e autor de uma extensa bibliografia. A abordagem foi trazida ao Brasil pelo casal Gudrun e Daniel Burkhard, ela, médica antroposófica, pioneira do trabalho biográfico e fundadora da Formação Biográfica no Brasil – em 1983 eles fundaram a Artemísia em São Paulo, como um Centro para o Trabalho Biográfico.

Hoje existem no Brasil três centros de formação em Aconselhamento Biográfico – a Escola Livre de Estudos Biográficos em São Paulo, com a turma XXI em formação, a Escola Livre de Estudos Biográficos de Minas Gerais em Juiz de Fora, e o Curso de Biografia e Caminho Iniciático em Florianópolis. E recentemente está iniciando um novo centro no Rio de Janeiro.

Existem formas diferenciadas de atuação, que sempre transcorrem em uma atmosfera de acolhimento e total confidencialidade, onde somos convidados a fazer uma retrospectiva estruturada da nossa biografia.

Quando as nossas experiências de vida permanecem não digeridas e não integradas, elas atuam inconscientemente no nosso SER, consumindo nossa energia vital e continuamente interferindo na nossa relação com o mundo.

O estudo é feito através dos setênios e, também regido por forças e leis universais.

Atualmente estou em formação pela ELEB – SP. E já incluindo os ensinamentos em meus atendimentos, sejam como terapeuta, mentora, coach, facilitadora, consultora, teacher.

Preencha para
fazer download