Catalisando essências para transformar indivíduos e organizações

Cursos

We provide services to customers in all cases

A quem se destina o Curso de Thinking Environment?

A pessoas interessadas em criar um ambiente favorável para pensar, seja em organizações, grupos, ou apenas entre pares (relacionamentos). Especialmente para líderes, proprietários de organizações, e pessoas que querem se tornar líderes de si mesmas. 

Muitas pessoas, vão ler essa frase e dizer que já sabem pensar, mas a Nancy Kline nos provoca nos sugerindo pensarmos por nós mesmos, um pensamento no máximo de sua independência.

O que é o Curso de Thinking Environment?

Programa destes cursos podem ser consultados no site munzner.co, empresa que trouxe o Thinking Environment ao Brasil e que atualmente estamos em parceria criando uma rede para disseminar o Thinking Environment no Brasil (Ambiente para Pensar – Rede Thinking Environment Brasil). 

Estou apta a facilitar e ministrar os seguintes cursos de Thinking Environment.

Como funciona o curso?

Conforme mencionado acima, sugiro consultar o site da Munzner com a descrição do programa, ou no site da Time to Think ou entrar em contato comigo para te auxiliar no melhor curso para o seu momento atual ou de sua empresa. 

Eu, como membro da rede Brasil, (Ambiente para Pensar – Rede Thinking Environment Brasil) estou no processo de unificação de fontes de informação sobre o TE no Brasil. E estaremos atuando via rede e individualmente em cada uma das empresas de seus participantes. 

Esses cursos apresentam em comum, sempre as quatro aplicações básicas do TE (rodadas, duplas de pensamento, diálogo e discussão aberta), uma breve explicação dos 10 componentes (Atenção, Igualdade, Leveza, Apreciação, Encorajamento, Sentimentos, Informação, Diferença, Perguntas Incisiva e Lugar) e também um pouco de estória sobre essa abordagem. 

E dependendo do curso, também são apresentados o Comitê, Apresentações e Facilitações. 

São cursos que variam entre 8, 16 e 24 horas como carga horária, sempre bem distribuídos entre teoria e prática. 

O TE é muito mais sobre prática que sobre teoria.

Quais resultados posso ter ao concluir o Curso de Thinking Environment?

Pessoas com capacidade desenvolvida para pensar por si, permitindo um ambiente favorável para criatividade e inovação. 

Ao SER um TE é possível criar e sustentar um ambiente seguro, com escuta generativa e onde realmente as diferenças são aceitas, acolhidas e muito importantes para permitir que todos sejam iguais como Seres Humanos que somos! 

Times extremamente colaborativos, empáticos, criativos e seguros. 

Método Fernanda Jordão

Os passos envolvido podem variar de acordo com a necessidade da empresa, mas geralmente incluem:

1. Avaliação da situação atual e definição do objetivo central. Onde está e onde quer chegar.

2. Análise das possíveis soluções e escolha da melhor estratégia. Proposta a ser aplicada conforme prévia avaliação.

3. Desenvolvimento de um plano de ação detalhado.

4. Implementação do plano e monitoramento dos resultados.

5. Ajustes e melhorias contínuas para garantir o sucesso do objetivo.

Perguntas Frequentes

Coaching é um processo de orientação direta de pessoas em questões de desempenho e resultados pessoais ou profissionais. Auxilio meus clientes em metas, resultados, objetivos e gestão. Visão do presente para o futuro.

Mentoria se refere mais a ativação do imenso potencial e possibilidades de cada pessoa. Desta forma, promovo qualidade em liderança, relações, carreira, mentalidade, visão, vida e felicidade. Olho o indivíduo como um todo, também buscando a origem de fatos na estória do mentee, porém também de uma visão do presente para o futuro.

Terapias são várias técnicas e abordagens que de alguma forma vão até o passado do cliente para ele compreender e tomar consciência do reflexo no dia a dia (presente) e poder seguir o caminho em direção ao futuro. E, além de tudo que é feito no coaching ou na mentoria, é possível tratar a origem da ferida registrada na pessoa e ressignificar.

É possível que o coaching e a mentoria tenham efeitos terapêuticos dependendo da profundidade atingida em sessões e o quanto o coachee e o mentee estão abertos e aptos a perceberem suas próprias estórias.

Holomentoring é o processo integrado de coaching, mentoring e advice, onde o profissional atua de forma holística com seu cliente apoiando e auxiliando para perceber o quanto o todo se encontra nas partes e cada parte se relaciona com o todo. Minha formação pelo Instituto Holos permite esse olhar e eu prefiro utilizar sempre a palavra mentoria para atender pessoas que querem se desenvolver, ser um ser humano melhor na sua área de atuação e desta forma tendo todas as ferramentas possíveis para seguir seu caminhar de forma integrada e muitas vezes sendo preparado para ser um excelente líder ou aprimorando suas qualidades de liderança.

Se você é uma pessoa que está com dificuldades de ultrapassar desafios na vida, que fica num ciclo vicioso, não consegue ter autonomia para tomar decisões, sejam pequenas ou grandes. 

Se o tempo todo você depende de alguém para dizer qual é o melhor caminho, o que fazer, o que dizer, como se vestir, como se comportar. 

Está em “crise” existencial, com dificuldades no trabalho, em algum curso, nos relacionamentos (sejam eles afetivos, com pais, filhos, cônjuges ou companheiros) não sabe se está no caminho “certo” profissionalmente falando, ou não sabe qual profissão escolher. 

Se você não está feliz, a maior parte do seu tempo está se lamentando por algo, está culpando alguém. 

E, também, se você está precisando “apenas” de um apoio para pensar e estruturar seu caminho. 

Se você se encaixa em um desses cenários descritos acima, seria muito importante você procurar um desses processos para você se tornar mais inteiro em si mesmo e dono da sua própria vida, de suas próprias escolhas e ser efetivamente feliz. 

Estou aqui para te ajudar em qualquer um desses processos. E, com certeza, ao me contratar, você se tornará um ser humano inteiro e decidido. 

Um terapeuta holístico, olha o ser humano como um todo, em todas as suas áreas da vida e também tem o conhecimento de vários tipos de terapias além de outros conhecimentos que possibilitam interagir e utilizar a melhor “ferramenta” para o cliente, permitindo que ele se autoconheça e se autodesenvolva. 

O terapeuta é apenas um canal para apoiar o desenvolvimento de seu cliente. 

Eu sou terapeuta holística e posso te ajudar a perceber através de sua própria estória como se fortalecer e se tornar um indivíduo completo e inteiro.

A motivação não é algo que vem de fora, não é alguém que te motiva, o que você pode fazer como líder é utilizar ferramentas para criar um ambiente seguro, saudável, colaborativo, com clareza de seus papéis e responsabilidades, assim você consegue trazer insumos para os colaboradores se engajarem nas atividades e com o propósito da empresa.

A partir do engajamento, de um ambiente saudável e um ótimo clima organizacional, o seu colaborador se automotivará.

Na minha visão, a vulnerabilidade é um pilar importante para construir uma relação saudável e de troca, e você não pode “cobrar” a vulnerabilidade de ninguém, antes de você ser vulnerável.

E quando falo em vulnerabilidade, não quero dizer que você precisa contar tudo sobre você, e nem que é para fazer algo semelhante com todas as pessoas, mas que é necessário você saber equilibrar, saber o que trazer à tona e compartilhar com seus colaboradores, pares, parceiros. Pois apenas a partir deste movimento que as outras pessoas vão começar a se sentirem seguras em compartilhar algo com você também.

E a partir dessas trocas, com situações verdadeiras das suas próprias estórias, é que se constrói uma relação de confiança e troca.

E vale para todas as suas relações, você decide o quanto você quer ser vulnerável, até que ponto, você gerencia a sua própria vulnerabilidade.

Liderança humanizada é quando você como líder respeita seus colaboradores, seus pares, seus parceiros como seres humanos que são, com suas imperfeições e suas dificuldades, sabendo que eles sempre estão dando o seu melhor e que “esse seu melhor” não é igual todos os dias, e sabe por que?

Porque somos humanos e sempre tem algo acontecendo conosco. Pode ser que em um determinado dia você esteja com uma preocupação com um filho, parceiro, pais, e essa preocupação te deixa mais desatento, sem a capacidade de focar necessária e muitas vezes também pode te deixar impaciente, por exemplo. 

E o “líder humano” é o líder que sabe muito bem que é assim que a vida é, e que sabe lidar com essas questões balanceando a cobrança e a pausa. E isso não significa “ser bonzinho” e sim ser empático.

A liderança humanizada sabe equilibrar as qualidades masculinas e femininas em si e sabe muito bem quando acionar uma e outra, e isso ocorre várias vezes durante um dia de atuação. TODOS têm essa capacidade, basta se observarem e desenvolverem.

Pessoas tratadas como seres humanos e não como números ou robôs produzem muito melhor, se engajam, se sentem parte e sabem que serão verdadeiramente ouvidos.

TE (Thinking Environment) é uma teoria… onde Nancy Kline, sua criadora… observou que a qualidade das nossas ações… depende da qualidade dos nossos pensamentos… e este, da qualidade de como somos tratados quando pensamos… 

A intenção dela com o TE é que as pessoas pensem o mais independente possível! Criando um ambiente apropriado! Ela observou 10 componentes (Atenção, Igualdade, Leveza, Apreciação, Encorajamento, Sentimentos, Informação, Diferença, Perguntas Incisiva e Lugar) que sustentam esse ambiente de pensamento com qualidade! 

O sonho dela é que o mundo seja um TE… e que não precise “ensinar” TE para ninguém… 

Com o TE você aprende entre outras coisas… a ouvir com qualidade… a não interromper o outro … a estar 100000% presente e a administrar os canais de atenção… 

Os cursos trazem a explicação do que são as práticas para criar o ambiente… E dependendo da sua necessidade no momento, existe uma técnica mais adequada. 

O TE ajuda, no mínimo, na inovação, criatividade, co-criação e colaboração.

Agende um horário

Experiência real em gestão humanizada

Altamente qualificada

Abordagem sistêmica focada em resultados

25 anos de carreira como gestora

Preencha para
fazer download